Giambologna e O rapto das sabinas
Na base há uma placa de bronze com uma cena do rato, na qual as diferentes combinações possíveis entre as figuras se repetem em diferentes dimensões e com diferentes profundidades do relevo. A imagem foi inserido no Loggia Signoria, também conhecido como Galeria dei Lanzi, juntamente com vários outros, incluindo o Perseu com a cabeça de Medusa por Benvenuto Cellini com a intenção da parte do Duque de distorcer a função original do Lodge, espaço fundamental das funções representativas do governo republicano, tornando-se um museu ao ar livre. Naquela posição, a Judith de bronze de Donatello foi inicialmente colocada. O significado simbólico e história da estátua (o jovem judeu decapitando um tirano, uma espécie de David-mulher, haviam sido apreendidos pela cidade apenas para a família Medici durante um dos muitos caçado estes sofridos), além de seu pequeno tamanho, ainda mais acentuado pelo imenso arco de arcada completa sob o qual foi encontrado, eles determinaram o deslocamento sobre o Arengo do Palazzo Vecchio e a substituição (1583) com uma escultura de tamanho muito diferente
O autor da escultura imponente, entre as obras-primas do maneirismo é Giambologna, pseudônimo de Jean de Boulogne (Douai 1529 - Florença 1608), que, como um escultor oficial de médicos de família recebeu a comissão. Giambologna fez o trabalho em competição técnica com os escultores do classicismo (dos quais se acreditava erroneamente que eles eram capazes de esculpir grandes figuras em blocos únicos de mármore). Giambologna percebeu um verdadeiro tour de force técnico não conseguir obter a estátua de um único bloco de mármore, dando também um desempenho extremamente variada, grandes massas e vazios distribuídos de forma irregular, mas especialmente criado a primeira estátua com múltiplos pontos de vista, convidando o espectador a criar um caminho em espiral para observar o trabalho de todos os muitos ângulos significativos.
No Museo dell'Accademia, o modelo original em "terra cruda" é preservado. A estátua, expostos a agentes naturais e vândalos (há alguns anos um grupo de bêbados o escalou para colocar uma garrafa vazia na mão para a jovem, causando danos consideráveis) sofreu uma deterioração de câncer de fumaça e mármore, o que fez um ciclo de restaurações é necessário.
A estátua foi restaurada em 2001 e desde então suas condições de armazenamento foram monitoradas. Em 2007, percebemos que o mármore não era totalmente satisfatório em relação aos agentes atmosféricos, apesar de uma substância protetora aplicada à estátua. Em 2008, ele completou um curso de estudo que, de acordo com a opinião quase unânime da técnica [1] poderia levar ao trabalho em museus, o que deixaria uma grave lacuna no cenário da Piazza della Signoria; os técnicos são, no entanto, relutantes em fornecer simplesmente substituída por uma cópia, pois isso pode levar rapidamente para o despovoamento do museu ao ar livre da praça, com a criação de um museu virtual onde todas as estátuas seriam substituídos por cópias anódinas. O movimento, que é dado a inevitável, deve liderar o trabalho na Galleria dell'Accademia (ou seja, com ou no lugar do modelo original em "terra crua") ou Palazzo Vecchio.
Após a fundação de Roma , Romulus apresentou o problema de como preenchê-lo. Ele de fato trouxe os pastores com ele, mas sem as mulheres.
Ele organizou um grande evento para o qual ele convidou os sabinos com suas esposas e filhas. No ponto alto das festividades e do entretenimento, os romanos sequestraram as mulheres sabinas e, com suas armas, levaram os homens embora.
Após este evento, o rei da tribo Sabine dos Curites, Tito Stazio, ao leme de seu povo foi a Roma para pedir a restituição das mulheres e se vingar imediatamente do ataque. Entrou na cidade com a ajuda do jovem Tarpea que abriu suas portas, os Sabineseles começaram a lutar contra os romanos . As mulheres que pediram um armistício vieram porque gostavam de seus captores e não podiam permitir mais fluxo de sangue. Os dois povos reconciliaram-se e Romulus reinou sobre a cidade com Titus Statius , de modo que os romanos e os sabinos formaram um povo.
Comentários
Postar um comentário