A carta de Lorenzo Magnífico sobre a perda de sua Clarice



Estamos em 1468, exatamente 10 de dezembro, quando Lorenzo, o Magnífico, é forçado por seu pai Piero e sua mãe Lucrezia a casar-se com Clarice Orsini por procuração. Para confirmar a união com um rito religioso celebrado em Firenze em 4 de junho de 1468.

 Segundo algumas fontes, o objetivo do casamento teria sido estabelecer um vínculo sólido entre a família Medici e a prestigiosa família da jovem, o que daria legitimidade à nobreza que lhes faltava  e, em contrapartida, os Medici prometeram alavancar seu irmão Rinato Orsini, arcebispo de Firenze.  

O casal teve dez filhos, dos quais apenas sete sobreviveram: três homens e quatro mulheres.

Contam as crônicas que as quatro mulheres "foram colocadas em casas muito nobres", enquanto os três homens, Piero, Giovanni e Giuliano, seguiram caminhos diferentes.  O primeiro foi o sucessor do pai no governo de Firenze, o segundo tornou-se o papa Leão X e o terceiro foi o duque de Nemours.



De tudo que se narra sobre o casamento do jovem Medici, sabemos que Lorenzo nunca aceitou realmente a união com Clarice Orsini, pois notoriamente era apaixonado por Lucrezia Donati quando foi obrigado a se casar. 

Contudo, a carta que ele escreveu, quando de sua morte, atesta, pelo menos, que entre os dois houve uma grande afeição, embora nascida e alimentada apenas por costume.

Com a morte da mulher, ocorrida em 30 de julho de 1488, Lorenzo ficou dominado por uma dor autêntica e forte, além de possíveis razões diplomáticas que o levaram a certas ações.

Segundo relatos, quando Clarice morreu (às 14h00), Lorenzo estava longe de casa, tendo saído apesar da saúde debilitada de sua esposa.  E parece que isso afetou ainda mais seu humor.  

É Piero da Bibbiena, chanceler privado do Magnífico, que escreveu em uma carta enviada ao embaixador fiorentino em Roma:

"A Clarice morreu de manhã às duas da tarde (A divisão dos horários do dia eram ainda diferentes da atual). Se você ouvir que Lorenzo se sente culpado por estar ausente quando da morte de sua esposa, desculpe-o.  Parece que o 'Leoni' precisava ir buscar a água da Villa;  e também não se acreditava, que ela morreria tão cedo."


Porém, a carta que melhor testemunha a dor de Lorenzo pela perda de sua esposa é a que foi enviada no mesmo dia ao papa Inocêncio VIII, a quem o Magnífico pede que reze para que sua dor termine, como segue:

"Demasiadas vezes sou forçado a dar solidão e perseguição a V. Beatitude pelos casos que todo o dia prepara a sorte  e a disposição divina a que, como não é possível resistir, também será conveniente que cada um os consagre,  e seria conveniente que alguém  pacientemente suporte aquele que dá a sua boa natureza tão doce como amado.  Mas a morte de minha amada Clarice, e minha esposa mais doce,  causou em mim tanto dano, preconceito e tristeza por infinitas razões, que minha paciência se esgotou, e só vejo objeção aos problemas e comportamentos de perseguição incessante do sucesso. 

Eu não acho que você ou qualquer um poderia me trazer algo, isso me fez sentir muito...  

Sinto-me privado de tão doce companhia, o que certamente ultrapassou os meus sentidos, e me fez, e me faz sentir tão cordial, que não encontro lugar em que eu possa me sentir assim.

Também peço a Deus que me dê paz e assim alimente Minha fé na Sua bondade infinita que colocará fim a essa imensa dor e amargura. E o quanto posso humildemente pedir a V. Benevolência, que faça preces em seu nome para que os Santos intercedam em seu favor e a façam descansar em paz." 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LUCREZIA DONATI, O GRANDE AMOR DA VIDA DE LORENZO DE MEDICI

AS MISTERIOSAS OBRAS DESAPARECIDAS DE LEONARDO DA VINCI - MEDUSA