FORTEZZA DA BASSO - A FORTALEZA CONSTRUÍDA PARA PROTEGER OS MEDICI

Entre 1534 e 1537, por ordem de Alessandro de 'Medici, foi construída a Fortezza da Basso, que à época foi denominada Castello Alessandria.

Construída por Pier Francesco de Viterbo e Antonio da Sangallo (o jovem), a estrutura principal da imensa e complexa obra estava pronta em tempo recorde para a época  (seis meses). Em primeira etapa, em maio de 1533, as escavações começaram a ser supervisionadas por Alessandro Vitelli e pelo arquiteto Pier Francesco da Viterbo, pouco mais de um ano depois, 15 de julho de 1534,  a pedra fundamental foi colocada e, em dezembro do mesmo ano, as obras da fortificação já tinham sido concluídas em grande parte.

Esta é um, provavelmente, uma das únicas fortalezas nas cercanias de uma cidade que não visava, originalmente, defender os seus moradores dos ataques daqueles inimigos que, por ventura, viriam de fora, mas sim, proteger os líderes (Família Medici) dos inimigos internos que pudessem querer expulsá-los de sua amada Firenze. 

A gigantesca fortaleza, de forma pentagonal, foi construída com a magnitude de meios e velocidade para assegurar o controle da cidade aos Medici, assim que retornaram após o Cerco de Firenze, para prover acomodação para um forte contingente de tropas que proporcionariam a retomada do poder e abrigo para governantes no caso de nova revolta dos cidadãos fiorentinos contra a Família, bem como, suas dimensões monumentais foram pensadas como discurso de dominação e intimidação aos florentinos, de modo a manter o controle político e social assegurados. Para acentuar essa impressão, o lado voltado para a cidade recebeu uma impressionante fachada elaborada por Antonio da Sangallo.

O papel militar da fortaleza foi mantido mesmo no período Lorena, quando outros edifícios de interesse arquitetônico e ambiental foram construídos na área, assim como, um pequeno teatro e um prédio destinados aos oficiais.

Até o controverso  Marquês de Sade, quando de sua visita a Firenze, em 1775, ficou impressionado com a estrutura maciça e eloquente que representa a Fortezza da Basso.


Como muitas outras estruturas similares, esta fortaleza,  nunca foi usada, porém, permaneceu confiada ao domínio militar até 1967. 

Nos últimos anos, tem servido como a sede do centro de feiras e eventos de Firenze, razão pela qualum longo trabalho de restauração e adaptação foi iniciado e graças a essas obras, a Porta a Faenza, original do século XIV, é visível hoje e segue o curso antigo do Mugnone , um riacho que desaguava nas valas da cidade.  Também foram construídos dois novos pavilhões de exposições, nomeados em homenagem ao designer, respectivamente " Spadolini " e "Cavaniglia".


Dentro da fortaleza encontra-se uma das sedes do "Opificio delle pietra dorsi" com numerosos laboratórios científicos e de restauração histórica. 


Adicionar legenda






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LUCREZIA DONATI, O GRANDE AMOR DA VIDA DE LORENZO DE MEDICI

A carta de Lorenzo Magnífico sobre a perda de sua Clarice

AS MISTERIOSAS OBRAS DESAPARECIDAS DE LEONARDO DA VINCI - MEDUSA