A antiga divisão administrativa em Firenze- Parte IV Quarteirão de Santa Maria Novella






1. Gonfalone do leão branco. - Da Via Calimala, seguindo uma linha irregular limitada por ruas estreitas, foi para a Via Tornabuoni, virou para a Via della Spada e Via del Sole para chegar ao lado norte da Via della Scala e virando para trás o convento de S. Maria Novella, incluindo as casas de três lados da Praça Velha e depois entrando na Via de 'Cenni, agora do Panzani. Depois, virou-se para um pequeno trecho da Via del Giglio, entrou no Croce al Trebbio e abriu na Piazza degli Antinori. Junto à Igreja de S. Gaetano, alcançou com outra linha irregular a Piazza di Mercato Vecchio, agora Piazza della Repubblica, para seguir para Calimala. 

Incluiu parte de muitas paróquias: S. Andrea, S. Miniato de Torri, S. Maria degli Ughi, S. Donato dei Vecchietti, San Paolo, S. Maria Novella, S. Michele Berteldi (hoje S. Gaetano), S. Pier Buonconsiglio e S. Maria em Campidoglio.


2. Gonfalone de leão vermelho. - Da Via de 'Sassetti para outras ruelas desaparecidas, incluindo o Palazzo dito sobre o Strozzino e o Palazzo degli Strozzi, chegou à Via della Vigna Nuova, virou a Via de' Fossi para a Via del Sole, retornando à Via degli Strozzi, antiga Via entre os Ferravecchi. 

 Seu território foi dividido entre as paróquias de S. Miniato entre as torres, S. Maria degli Ughi, S. Trinità, S. Pancrazio e S. Paolo.


3. Gonfalone Víbora. - Desde a Ponte Vecchio, na Via Por S. Maria, prosseguiu até Calimala e, em direção a certas ruas, transformou-se em Pellicceria, atravessando a Via Porta Rossa e seguindo o lado sul até a Piazza di S. Trinita. Aqui ele se virou, passando por trás do Palazzo degli Spini para chegar ao Lungarno e retornar à Ponte Vecchio. 

 As casas desta faixa pertenciam às paróquias da SS. Apostoli, de S. Maria Sopra Porta e de S. Trinità.


4. Gonfalone de unicórnio. - De Pellicceria, entre a Via Porta Rossa e certas ruas, desceu na Via de 'Tornabuoni, atravessando-a para encontrar a Via del Purgatorio e a Via Parione. Virou-se para a Via de 'Fossi, a Piazza di S. Maria Novella e a Via della Scala para alcançar as muralhas e retornar ao longo da linha do rio para o beco atrás do Palazzo degli Spini. 

As casas desta bandeira pertenciam às paróquias de Santa Maria degli Ughi, S. Trinità, Ognissanti, S. Paolo e S. Lucia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LUCREZIA DONATI, O GRANDE AMOR DA VIDA DE LORENZO DE MEDICI

A carta de Lorenzo Magnífico sobre a perda de sua Clarice

AS MISTERIOSAS OBRAS DESAPARECIDAS DE LEONARDO DA VINCI - MEDUSA