A antiga divisão administrativa em Firenze - Parte III Quarteirão di Santa Croce
QUARTIERE DI SANTA CROCE
1. Gonfalone do carro. - Da Ponte Vecchio, ao longo do lado leste da Via Por S. Maria, alcançou a praça do Mercato Nuovo e, para Calimala, virou para o lado de Orsammichele, continuando então na Via de 'Cimatori até o canto da Via de' Cerchi. Nessa estrada, ele entrou na Via della Condotta, passando ao lado do Palazzo Uguccioni, entrou na Piazza della Signoria e seguiu a linha da Via de 'Gondi e continuou pelo Borgo de' Greci até a estrada que agora é chamada Via del Parlascio; depois atravessando as casas e a rua, hoje de 'Neri, seguiu a linha da Via d'Altafronte até o Arno para retornar à Ponte Vecchio.
Incluía parte das paróquias de S. Stefano al Ponte, S. Cecília, Orsammichele, S. Romolo, S. Firenze e S. Piero Scheraggio.
2. Gonfalone Leão Negro - Da Piazza d'Altafronte, hoje Piazza dei Giudici, subiu o Arno até as muralhas e depois desceu pela Via delle Torricelle e Corso de 'Tintori até o convento de Santa Croce. Seguindo a linha de casas do lado sul da Piazza di S. Croce, ele foi a Borgo de 'Greci para encontrar a fronteira do Gonfalone Carro.
As casas incluídas neste circuito pertenciam às paróquias de S. Piero Scheraggio, S. Remigio, S. Iacopo entre 'Fossi e S. Firenze,
3. Gonfalone do Boi. - Seguindo a fronteira da bandeira Lion Nero, das muralhas da cidade desceu para a Piazza della Signoria para o Borgo de 'Greci: passou ao lado do palácio Uguccioni, atravessou a Via della Condotta até a Piazzetta de' Cerchi, cortou o convento da Badia e acabou na Via del Proconsolo, incluindo as casas na esquina da Via del Palagio, agora Via Ghibellina. Seguiu a linha desta estrada até a Via della Fogna, agora Da Verrazzano, e cortando paralelamente entre a Via Ghibellina e a Via de 'Malcontenti, retornou às paredes.
As paróquias de S. Simone, S. Firenze, S. Appollinare, S. Romolo e Badia foram incluídas no todo ou em parte.
4. Gonfalone de rodas. - Das paredes descia ao longo da fronteira da bandeira do boi de um lado e do outro, na Via dell'Agnolo, Via de 'Pandolfini, a rua que agora é chamada Dante Alighieri, Piazza de' Tavolini, Via de 'Cerchi encontrou a fronteira irregular e irregular da bandeira do boi.
Incluiu em parte as paróquias de S. Giuseppe, S. Ambrogio, S. Simone, S. Procolo, Badia, S. Martino, S. Apollinare e S. Romolo.
Comentários
Postar um comentário