Escavações arqueológicas revelam esqueleto feminino no subterrâneo da Galeria degli Uffizzi

O esqueleto de uma mulher foi encontrado na tarde de segunda-feira, 8 de julho, no Uffizi em Florença, na área de escavação adjacente ao salão de San Pier Scheraggio. 

Os ossos remontam, seguendo tudo indica ao final do século XV, portanto em pleno período da Renascença, e está perfeitamente preservado. 
 A área que hoje abriga a  famosa galeria, era destinada a uma antiga igreja que dava lugar a intenso fluxo de fiéis, principalmente porque fora Muito frequentada por ocasião da peste de 1348. 

Escavações arqueológicas tem sido realizadas no local, sob a orientação da Superintendência, por cerca de 20 anos, com o objetivo de ampliar as áreas de exposição. fato que 
trouxe à luz uma parte dos porões do antigo edifício religioso que, no passado, também era usado como local de sepultamento e de culto muito popular. 

Ao que parece, cruzando dados documentais, até mesmo Dante Alighieri, o Grande Poeta, frequentemente ia rezar  ali. 

Os restos mortais, indicados com o código de identificação 101, serão agora levados aos laboratórios de arqueoantropologia da Superintendência para serem submetidos a exames e análises científicas.

 "Na área das escavações adjacentes ao saguão de San Pier Scheraggio, que já foi uma igreja, o esqueleto de uma mulher foi encontrado. Os restos provavelmente datam do final do século 15. O esqueleto será analisado nos laboratórios de arqueoantropologia do Superintendência ", diz a nota oficial do Museu.
Em todo caso, é uma descoberta surpreendente e fascinante, que traz à luz um certo passado da cidade toscana. 
A igreja românica de San Pier Scheraggio, construída sobre as fundações de uma igreja pré-existente do século IX, que fora consagrada em 1068. 

Por cerca de três séculos, foi um lugar central da vida da cidade, com famosos como Dante e Boccaccio que realizavam suas orações ali com grande frequência e marcavam encontros nas suas adjacências. 

Mais tarde, porém, foi afetada por uma série de transformações e demolições, até que em 1560 foi incorporada ao projeto de Vasari, na construção audaciosa da Galeria degli Uffizi. 

No interior, no entanto, alguns vestígios arqueológicos e fragmentos de afrescos da antiga igreja que remonta ao século 13 ainda estão preservados, além do esqueleto encontrado hoje, para o qual os especialistas vão tentar dar um nome e talvez até um rosto.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LUCREZIA DONATI, O GRANDE AMOR DA VIDA DE LORENZO DE MEDICI

A carta de Lorenzo Magnífico sobre a perda de sua Clarice

AS MISTERIOSAS OBRAS DESAPARECIDAS DE LEONARDO DA VINCI - MEDUSA