500 anos de Cosimo I - os livros do Granduca

A partir do dia 8 de março começou a exposição na Biblioteca Laurenziana intitulada os livros do granduca.

As celebrações que contam mais de 50 eventos programados até dezembro ganham vida por toda Firenze e se estende para cidades próximas como Arezzo, Siena e Livorno.

O início da exposição "Os livros do Grão-Duque Cosimo I de 'Medici" na Biblioteca Laurentina e o especial "Cosimo e a música", no Auditório da Câmara de Comércio de Florença, como parte do ciclo de lições público "Cosimo divino" promovido pelo The Medici Archive Project, são talvez os dois mais procurados eventos em Florença por ocasião  das celebrações pelos 500 anos do nascimento dos primos Cosimo I e Caterina de 'Medici, promovido pelo Município de Florença, juntamente com outras 22 instituições florentinas. 
As comemorações durarão até o final do ano, algumas serão estendidas por uma no completo e abriram o calendário  em 8 de março em homenagem ao nascimento de Caterina de Medici.

A Biblioteca Laurenziana (na Piazza San Lorenzo, 9) celebra a figura de Cosimo I com uma exposição que segue até o dia 18 de outubro e inclui 54 peças preservadas na Biblioteca, livros estes que testemunham tanto os interesses pessoais do Grão-Duque como um momento particularmente prestigioso na cidade de Florença.

A primeira seção inclui os livros que o grão-duque mantinha em sua biblioteca particular: algumas de suas biografias, obras que lhe foram oferecidas em troca de favores, escritos encomendados por ele, manuscritos, que destacam tanto as relações com os personagens contemporâneos arquitetura, matemática, engenharia, música e geografia.

A segunda seção é dedicada ao grande aumento de manuscritos encomendados por Cosimo I para a biblioteca pública, para os quais Michelangelo havia planejado a construção do novo prédio. Nos quase cinquenta anos que se passaram entre a transferência da coleção de Roma para Florença e a abertura ao público, que ocorreu em 11 de junho de 1571, a consistência da coleção passou de cerca de 1000 códigos para mais de 3.000 e conta com preciosas iluminuras dos Séculos XII e XIII, além de ter sido desenhada por Michelangelo Buonarroti, o que por si só,  já valeria a visita!

Horário de exposição: segunda a sexta-feira das 9h30 às 13h30 (fechado aos sábados, domingos e feriados)

Ingressos: € 3,00 / € 2,50 se adquiridos juntamente com o bilhete para a Basílica de San Lorenzo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LUCREZIA DONATI, O GRANDE AMOR DA VIDA DE LORENZO DE MEDICI

A carta de Lorenzo Magnífico sobre a perda de sua Clarice

AS MISTERIOSAS OBRAS DESAPARECIDAS DE LEONARDO DA VINCI - MEDUSA