Caminhos da antiga FIRENZE- il ponte Vecchio
A primeira travessia no Arno deveria ter sido um pouco mais a montante do que a localização atual da ponte Vecchio de hoje, na continuação do maxi-cardo da atual via Roma-via Calimala, ou na atual piazza del Pesce.
Deve remontar ao período pouco posterior à fundação da cidade, isto é, em meados do século I aC, e, provavelmente, ter uma tendência oblíqua em relação à corrente, para melhor sustentar o impulso das inundações.
Pesquisas realizadas no leito do rio no final dos anos 50 encontraram duas grandes fundações de concreto provavelmente referentes à primeira ponte romana instalada para cruzar o Arno.
Esta passarela teve que ser consolidada e ampliada por volta de 123, quando o imperador Adriano promoveu a construção da Via Cassia Nuova, que atravessou a cidade e provavelmente correspondeu, na margem sul, às ruas de 'Bardi e San Niccolò.
A ponte talvez já tivesse pilares de alvenaria, enquanto a armação tinha que ser, como de costume, feita de madeira.
A primeira ponte romana teve de ser destruída por volta do século VI-VII, devido à negligência de sua manutenção e às guerras da era bárbara, bem como, aos prováveis danos causados pelas inundações.
É difícil supor quantas pontes foram varridas pelas freqüentes inundações do Arno e quantas foram reconstruídas.
Entre os escassos vestígios documentais, há um de 972 em que o bispo Sichelmo conferiu ao padre Domenico d'Orso a igreja de Santa Felicità "não muito longe da cabeça da Ponte do rio Arno".
Giovanni Villani falou de uma ponte construída sob Carlos Magno, e é talvez neste período, entre o século IX ou X que a travessia tenha sido instalada na sua posição atual.
Certamente uma ponte nas posições atuais foi reconstruída após um colapso em 1177.
Estudos do século XX sobre o que sobrou nas cabeceiras e pilares, mostram que ela repousava em vestígios ainda mais antigos, como vigas de carvalho da segunda metade do século X.
Danificado em 1222 e 1322, foi varrido pela enchente de 1333, uma dos mais violentas inundações sofridas.
Após a construção do "lungarni", a ponte foi reconstruída, em três passagens, em 1345 e é considerada a obra de Taddeo Gaddi (segundo Vasari) ou de Neri di Fioravante.
Em 1442, a autoridade da cidade para salvaguardar a limpeza e o decoro forçou os beccai (açougueiros) a se reunirem nas lojas da Ponte Vecchio para deixá-los um pouco isolados dos palácios e das casas do centro da crescente burguesia que se concentravam agora na região central de Firenze.
A disposição visava acima de tudo eliminar os costumeiros traços malcheirosos deixados pelos barris dos beccai no trajeto ao longo das ruas até o rio Arno. Durante o transporte dos fragmentos das carnes evisceradas, era comum que resíduos caíssem na área central, se misturando à cobertura de terra, forragem e pedras que cobriam as ruas.
Com a instalação dos beccai ali os dejetos podiam se dispersar diretamente, sem nenhum dano, na corrente subjacente ao rio. A partir desse momento, a ponte tornou-se o mercado de carnes e os beccai, que mais tarde se tornaram donos das lojas, ganharam mais espaço, acrescentando de maneira desordenada pequenas salas que se projetavam sobre o rio, sustentando-as com postes de madeira, o que lhe daria o atual aspecto arquitetônico tão peculiar.
Na foto abaixo um Clic privilegiado a partir de Santa Trinità, feito pelo talentoso Ivan di Lucia.
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