Caminhos da antiga FIRENZE- il ponte Vecchio



A primeira travessia no Arno deveria ter sido um pouco mais a montante do que a localização atual da ponte Vecchio de hoje, na continuação do maxi-cardo da atual via Roma-via Calimala, ou na atual piazza del Pesce. 

Deve remontar ao período pouco posterior à fundação da cidade, isto é, em meados do século I aC, e, provavelmente, ter uma tendência oblíqua em relação à corrente, para melhor sustentar o impulso das inundações. 

Pesquisas realizadas no leito do rio no final dos anos 50 encontraram duas grandes fundações de concreto provavelmente referentes à primeira ponte romana instalada para cruzar o Arno. 

Esta passarela teve que ser consolidada e ampliada por volta de 123, quando o imperador Adriano promoveu a construção da Via Cassia Nuova, que atravessou a cidade e provavelmente correspondeu, na margem sul, às ruas de 'Bardi e San Niccolò. 

A ponte talvez já tivesse pilares de alvenaria, enquanto a armação tinha que ser, como de costume, feita de madeira. 

A primeira ponte romana teve de ser destruída por volta do século VI-VII, devido à negligência de sua manutenção e às guerras da era bárbara, bem como, aos prováveis ​​danos causados ​​pelas inundações.

É difícil supor quantas pontes foram varridas pelas freqüentes inundações do Arno e quantas foram reconstruídas. 

Entre os escassos vestígios documentais, há um de 972 em que o bispo Sichelmo conferiu ao padre Domenico d'Orso a igreja de Santa Felicità "não muito longe da cabeça da Ponte do rio Arno". 
Giovanni Villani falou de uma ponte construída sob Carlos Magno, e é talvez neste período, entre o século IX ou X que a travessia tenha sido instalada  na sua posição atual. 

Certamente uma ponte nas posições atuais foi reconstruída após um colapso em 1177. 

Estudos do século XX sobre o que sobrou nas cabeceiras e pilares, mostram que ela repousava em vestígios ainda mais antigos, como vigas de carvalho da segunda metade do século X.

Danificado em 1222 e 1322, foi varrido pela enchente de 1333, uma dos mais violentas inundações sofridas. 

Após a construção do "lungarni", a ponte foi reconstruída, em três passagens, em 1345 e é considerada a obra de Taddeo Gaddi (segundo Vasari) ou de Neri di Fioravante.

Em 1442, a autoridade da cidade para salvaguardar a limpeza e o decoro forçou os beccai (açougueiros) a se reunirem nas lojas da Ponte Vecchio para deixá-los um pouco isolados dos palácios e das casas do centro da crescente burguesia que se concentravam agora na região central de Firenze. 

A disposição visava acima de tudo eliminar os costumeiros traços malcheirosos deixados pelos barris dos beccai no trajeto ao longo das ruas até o rio Arno. Durante o transporte dos fragmentos das carnes evisceradas, era comum que resíduos caíssem na área central, se misturando à cobertura de terra, forragem e pedras que cobriam as ruas.

Com a instalação dos beccai ali os dejetos  podiam se dispersar diretamente, sem nenhum dano, na corrente subjacente ao rio. A partir desse momento, a ponte tornou-se o mercado de carnes e os beccai, que mais tarde se tornaram donos das lojas, ganharam mais espaço, acrescentando de maneira desordenada pequenas salas que se projetavam sobre o rio, sustentando-as com postes de madeira, o que lhe daria o atual aspecto arquitetônico tão peculiar. 

Na foto abaixo um Clic privilegiado a partir de Santa Trinità, feito pelo talentoso Ivan di Lucia.  


 

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