Os 500 anos de Leonardo da Vinci - tudo o que você sabia pode estar errado!
No próximo dia 15 de abril o mundo comemora o nascimento de um dos seus mais complexo de geniais artistas, Leonardo da Vinci.
Apesar de amplamente estudado, temos a convicção de que ainda é pouquíssimo compreendido em razão das diversas contradições e pontos obscuros que rondam sua biografia, contudo, o especialista lombardo Riccardo Magnani promete abalar as raras certezas que temos com seu novo estudo sobre o mestre Fiorentino.
O pesquisador que já escrevera quatro livros de Marcos relevantes e pouco conhecidos da vida do artista está para defender sua nova tese, emblematicamente, no dia que oficialmente reconhecemos como de seu nascimento (15 de abril).
Segundo Magnani, Leonardo não era filho de Ser Piero, e sim, um sobrinho por ele adotado; sua mãe, Caterina, nao seria uma serva da família, mas ao contrário, uma nobre local; o pintor não teria nascido em 1452, como até agora se cria, mas em 1444, o que justificaria os inúmeros apontamentos de que ele teria morrido aos 75 anos (o que confere quando levamos em conta o ano de morte, 1519), por fim, não teria sido aluno de Verrocchio, uma vez que teria quase a mesma idade do mestre quando chegou em Firenze, e por fim, a imagem que temos dele em nada seria equivalente à sua aparência real.
Os argumentos documentais ainda não foram divulgados, pois, como dito anteriormente, a tese será defendia mas proximas semanas, entretanto, de uma coisa Podemos ter certeza: Leonardo da Vinci continuará, para sempre, sendo motivo de investigações, reformulações, debates e controvérsias.
O que nos resta agora é aguardar as novidades e confrontar com tudo que imaginávamos saber, na esperança de nos aproximarmos daquele que um dia reformulou o pensamento ocidental.
Comentários
Postar um comentário