Os Médicis - Os Senhores do Renascimento
Os Médicis são a mais famosa e pretigiosa família italiana, se não houvesse outras razões seria tão somente porque o seu nome está indissoluvelmente ligado à história de Florença, símbolo do período mais esplêndido vivido pela península. Ainda hoje, para a maioria dos europeus, e não só para eles, pensar em Itália, significa pensar em Florença e na Toscana, onde se pode reunir tesouros de arte de valor inestimável que nunca deixam de exercer um enorme fascínio aos milhões de visitantes.
Os Médicis governaram Florença por trezentos anos, mesmo que, ocasionalmente, as vicissitudes da luta política os force a abandonar o poder.
De Cosimo O Velho (1389 - 1464) ao último governante da dinastia, Gian Gastone (1671 - 1737), a família convive e divide com a cidade sua Idade de esplendor e decadência, quando Florença termina - como toda a Itália - às margens de uma nova Europa de estados-nação e de uma economia de mercado emergente.
Para compreender a origem das fortunas e dissabores desta família vinda dos Apeninos de Mugello vale antes de tudo lançar um olhar sobre a Florença medieval e particularmente sobre o fenômeno, especialmente italiano, da construção da civilização municipal, que ocorre entre o XII e XIII séculos...
Comentários
Postar um comentário