BENVENUTO CELLINI - UMA TEMPESTADE CRIATIVA
Cellini era um típico gênio fiorentino do renascimento, pleno de talentos nas artes (músico, engenheiro,
Nascido em Firenze a 03 de novembro de 1500, desde a mais tenra idade foi dado a apreciar e se aproximar das artes.
Filho de músico e Lutier, Cellini sempre foi estimulado - e pressionado- pelo pai a, de acordo com a tradição renascentista - seguir carreira como músico, contudo, a sua grande paixão era a ourivesaria.
Devido ao seu mal gênio, envolveu -se em várias contendas que o fez se afastar algumas vezes de Firenze, e peramb uilar pelas botteghe ds ourivesaria e escultura de Siena, Bologna e Roma, sendo que em 1523, a contenda com os Guasconti (família que lhe provocava gratuitamente) ultrapassou os limites, ferindo Chegar do Guasconti de morte e seu amigo Bartolomeo Benvenuti que entrara em sua frente para defendê-lo. Esse desfecho rendeu-lhe uma condenação à morte e para sua sobrevivência, fugiu para Roma, onde abriu bottega própria e logo caiu nas graças do Papa Clemente VII (Giulio de ' Medici, filho de Giuliano e sobrinho de Lorenzo Magnífico).
Em 1527, com o exército de mercenários do imperador Carlos V às portas de Roma, todo homem saudável e em idade de lutar fora convocado a auxiliar na proteção da cidade. Cellini, se inscreveu na frente de Bombardas e arcabuzes, e segundo contam os relatos de sua autobiografia, foi em razão de le que se deu início o violento Saque de Roma que devastou a cidade, destruiu inúmeros itens de arte e violou todas as mulheres, inclusive as freiras.
No confronto com os mercenários que estavam prestes a derrubar a porta de Roma, Cellini matou Carlo III de Bourbon-Montpensier, o líder dos mercenários, que os mantinham sob controle. Sem a ordenação de um líder, com ódio e receio de não mais receberem a parte acordada do butim, os homens não hesitaram em ser cruéis e obter tudo o que desejassem sem qualquer escrúpulo.
Depois desse episódio, Cellini voltou passou um tempo em Firenze a serviço dos Medici, foi para Mantova trabalhar para os Gonzaga, para a França suprir as demandas de François I e, por fim, voltou a Firenze, onde foi leal servidor de Cosimo I e foi o único escultor a realizar uma obra já destinada previamente à Loggia dei Lanzi, um verdadeiro Museu a céu aberto.
Como escultor e ourives da corte, lhe foi concedida uma casa senhorial onde pode abrir sua própria fundição, mas seu mal gênio e conduta questionável pelos padrões morais da época, fez com que ele fosse preso por um ano e depois tivesse uma ordem de prisão comutada em multa, por ter mantido por quatro anos, um jovem em seu leito nupcial, como se fosse a sua esposa.
Sua obra mais conhecida, é sem dúvidas, o Perseu com a cabeça de Medusa, na Loggia dei Lanzi.
Abaixo os detalhes do Perseu com a cabeça de Medusa, a estátua de Cellini e um saleiro de ouro feito para o Rei de França, François I
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