BENVENUTO CELLINI - UMA TEMPESTADE CRIATIVA


Cellini era um típico gênio fiorentino  do renascimento, pleno de talentos nas artes (músico, engenheiro,
Nascido em Firenze a 03 de novembro de 1500, desde a mais tenra idade foi dado a apreciar e se aproximar das artes.

Filho de músico e Lutier,  Cellini sempre foi estimulado - e pressionado- pelo pai a, de acordo com a tradição renascentista - seguir carreira como músico, contudo, a sua grande paixão era a ourivesaria.

Devido ao seu mal gênio, envolveu -se em várias contendas que o fez se afastar algumas vezes de Firenze, e peramb uilar pelas botteghe ds ourivesaria e escultura de Siena, Bologna e Roma, sendo que em 1523, a contenda com os Guasconti (família que lhe provocava gratuitamente) ultrapassou os limites,  ferindo Chegar do Guasconti de morte e seu amigo Bartolomeo Benvenuti que entrara em sua frente para defendê-lo. Esse desfecho rendeu-lhe uma condenação à morte e para sua sobrevivência, fugiu para Roma,  onde abriu bottega própria e logo caiu nas graças do Papa Clemente VII (Giulio de ' Medici,  filho de Giuliano e sobrinho de Lorenzo Magnífico).

Em 1527, com o exército de mercenários do imperador Carlos V às portas de Roma, todo homem saudável e em idade de lutar fora convocado a auxiliar na proteção da cidade. Cellini, se inscreveu na frente de Bombardas e arcabuzes, e segundo contam os relatos de sua autobiografia,  foi em razão de le que se deu início o violento Saque de Roma que devastou a cidade,  destruiu inúmeros itens de arte e violou todas as mulheres,  inclusive  as freiras.

No confronto com os mercenários que estavam prestes a derrubar a porta de Roma,  Cellini matou Carlo III de Bourbon-Montpensier, o líder dos mercenários, que os mantinham sob controle.  Sem a ordenação de um líder, com ódio e receio de não mais receberem a parte acordada do butim, os homens não hesitaram em ser cruéis e obter tudo o que desejassem sem qualquer escrúpulo. 

Depois desse episódio,  Cellini voltou passou um tempo em Firenze a serviço dos Medici,  foi para Mantova trabalhar para os Gonzaga,  para a França suprir as demandas de François I e, por fim,  voltou a Firenze,  onde foi leal servidor de Cosimo I e foi o único escultor a realizar uma obra já destinada previamente à Loggia dei Lanzi, um verdadeiro Museu a céu aberto. 

Como escultor e ourives da corte,  lhe  foi concedida uma casa senhorial onde pode abrir sua própria fundição,  mas seu mal gênio e conduta questionável pelos padrões morais da época, fez com que ele fosse preso por um ano e depois tivesse uma ordem de prisão comutada em multa,  por ter mantido por quatro anos, um jovem em seu leito nupcial, como se fosse a sua esposa.

Sua obra mais conhecida,  é sem dúvidas,  o Perseu com a cabeça de Medusa, na Loggia dei Lanzi. 

Abaixo os detalhes do Perseu com a cabeça de Medusa, a estátua de Cellini e um saleiro de ouro feito para o Rei de França, François I 








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