A HISTÓRIA DO NASCIMENTO DE CRISTO CONTADO EM 10 OBRAS RENASCENTISTAS


O homem sempre teve necessidade de contar as histórias que viveu, presenciou, imaginou ou ouviu, como forma de entretenimento, congregação entre os seus e alerta ou ensinamento às novas gerações. 

As primeiras formas de registro dessas histórias foram pictóricas, registros do cotidiano feitos em cavernas. Os círculos de histórias orais, em volta da fogueira que aquecia e preparava o alimento também foi um artifício importante para o desenvolvimento da arte, da cultura e da memória. 

No período do Renascimento, do século XIV ao XVII, a sociedade humana refinou essas duas técnicas (pictórica e oral/escrita) para contar as histórias relevantes e atemporais. 

O desenvolvimento da pintura e da literatura deram vazão à criatividade humana de forma inaudita, o que permitiu o uso de recursos simbólicos como animais, traços arquitetônicos e até a cor e formato das vestimentas para construir a narrativa necessária. O estudo detalhado dos gestos e expressões faciais era uma necessidade para que a composição pudesse narrar sem palavras toda a gama de saberes que estavam contidos naquele quadro.

Nos 10 quadros escolhidos acima para representar a história do nascimento de Cristo, cada grande pintor escolheu elementos simbólicos e técnicas únicas para eternizar a história sagrada, já muitas vezes repetida, de modo incrivelmente belo, harmonioso e que traz um pouco da leitura individual como pano de fundo. 


⚜ As obras abaixo representam 10 quadros da Natividade com grande variedade simbólica, regional e temporal, abarcando os principais nomes do Renascimento de todo o continente Europeu. ⚜
1. Andrea Mantegna – Adoração dos pastores
2 Jean Fouquet – Madonna com Menino Jesus
3. Filippo Lippi – A adoração do Menino Jesus bambino de São Vincenzo Ferrer
4. Sandro Botticelli – Natividade mística 
5.Albrecht Durer – A Natividade 
6. Giorgione - adoração dos pastores Allendale 
7. Lorenzo Lotto – A Natividade 
8. Tiziano – La Sacra Famiglia con un Pastore
9. Caravaggio – A Natividade 
10. Rubens – A adoração dos pastores

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LUCREZIA DONATI, O GRANDE AMOR DA VIDA DE LORENZO DE MEDICI

A carta de Lorenzo Magnífico sobre a perda de sua Clarice

AS MISTERIOSAS OBRAS DESAPARECIDAS DE LEONARDO DA VINCI - MEDUSA