O QUE A MONA LISA TEM A VER COM A FAMÍLIA MEDICI?


A resposta é: SIMPLESMENTE TUDO! 


 Múltiplas controvérsias rondam o quadro mais famoso do mundo. Dentre elas, qual região representa p cenário que foi pintado atrás da Mona Lisa, Toscana ou Lombardia? Qual a origem do sorriso impreciso daquela dama? Suas vestes escuras e o véu sobre a cabeça representam uma recente perda em sua vida? E, porque afinal, Leonardo retrataria uma jovem matrona esposa de um usuário usurário de Firenze? Esta é mesmo a Madonna Lisa Gherardini ou Isabella Gualanda?

 A resposta a a cada uma das perguntas anteriores pode mudar radicalmente o envolvimento dos Medici com a dama retratada, mas em nada muda um fato crucial, Leonardo da Vinci, amigo de Giuliano de Medici, o filho de Lorenzo Magnífico, recebeu a incumbência de retratar sua amada, Isabela Gualanda, contudo, na mesma época, foi contratado por Francesco del Giocondo, marido de Lisa Gherardini, para retratar sua mulher que acabara de dar à luz ao 2 filho do casal. 


 Essa obscuridade nos coloca em dúvida, inclusive, sobre o nome do quadro, pois se este não é o retrato de Lisa Gherardini, o quadro deveria se chamar Mona Gualanda, não? 


 Mas o que sabemos de concreto sobre ele? Quase nada de concreto! 


 De Beatis, assistente do embaixador veneziano que visita Leonardo da Vinci em Amboise, quase ao final de sua vida, relata dentre outros detalhes que vira no ateliê do grande gênio toscano muitos quadros, dos quais a Mona Lisa e o quadro de uma dama fiorentina, encomendado por Giuliano de Medici. 


 Contudo, apenas uma dessas obras sobreviveu. Qual delas seria a que está hoje no Louvre de Paris ? 

 De toda forma, a dama retratada por Leonardo estava intimamente ligada à ilustra família fiorentina. Sendo Gualanda, a amante, ou sendo Lisa, a esposa do usuário, os Medici conheceram essa jovem, pois como Lisa e Giuliano tinham a mesma idade e cresceram em ruas muito vizinhas e com famílias aliadas, é possível inclusive que tenham se conhecido, além disso, Francesco del Giocondo era da brigata aliada da família e fora inclusive preso por defender o retorno deles à Firenze depois da tomada da cidade pelos franceses. 


Este como muitos outros  mistérios de da Vinci continua por toda parte, mas podemos dizer que essa jovem conviveu, proximamente, com o jovem Medici, Duque de Nemours.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LUCREZIA DONATI, O GRANDE AMOR DA VIDA DE LORENZO DE MEDICI

A carta de Lorenzo Magnífico sobre a perda de sua Clarice

AS MISTERIOSAS OBRAS DESAPARECIDAS DE LEONARDO DA VINCI - MEDUSA